A bichectomia, ou lipoplastia facial, é um procedimento cirúrgico de retirada parcial da bola de Bichat, que é um tecido gorduroso. Essa remoção faz com que as bochechas fiquem menores, resultando em uma aparência de rosto mais fino e alongado.
Apesar de ser um tecido adiposo, as bolas de Bichat não participam como fonte de energia para o corpo, assim elas não respondem ao emagrecimento. Ou seja, mesmo que você perca peso e diminua a quantidade de gordura, elas continuarão lá, intactas.
O que são as bolas de Bichat?
As bolas de Bichat, ou corpo adiposo bucal, são um acúmulo de gordura que fica localizado na região das bochechas.
Ainda não há um consenso de qual é sua real função no corpo humano, mas acredita-se que elas possuem papel fundamental no processo de amamentação. Elas seriam responsáveis por impedirem que a mucosa da boca encoste uma na outra durante o processo de sucção do bebê.
Ao mesmo tempo, estão localizadas próximo a estruturas importantes da região da face, como ramos terminais do nervo facial e vasos sanguíneos.
Para que serve a bichectomia?
A principal função do processo é a remoção das bolas de Bichat, com o objetivo que assim a zona das bochechas fique mais “magra”, deixando o rosto como um todo mais fino e alongado.
Além dessa finalidade, a cirurgia é recomendada para aquelas pessoas que apresentam traumas na mucosa da bochecha. Isso ocorre, normalmente, porque a bochecha é muito grande e então o paciente acaba mordendo a região, o que fica evidenciado pelo aparecimento de uma linha branca e bem marcada no interior da boca.
Como é feita?
A bichectomia é uma cirurgia bem simples que dura entre 30 minutos e 1 hora para ser realizada. A cirurgia deve ser feita com anestesia, seja ela local ou geral, porém o uso de sedação não é uma regra.
E a escolha de qual anestesia será utilizada sempre dependerá das condições em que o paciente se encontra.
O corte é feito na área interna da boca, acima do segundo molar superior, e costuma ter uma extensão entre 1 e 4 centímetros.
Ao pressionar o lado externo da bochecha, o cirurgião fará com que a gordura atravesse o corte. Na sequência, uma pinça é utilizada e é nesse momento que a bola de Bichat é removida.
Após a remoção, o profissional irá costurar o corte, não deixando cicatriz externa, apesar de internamente o paciente ser capaz de sentir — isso desde que o procedimento seja feito de maneira adequada.
Os pontos feitos para o fechamento do corte podem ser do tipo absorvíveis e, portanto, não precisam ser retirados. Já no caso dos pontos normais, a remoção deve ser feita 7 dias após o procedimento.
Resultados
Resultados da bichectomia:
- Afinamento da região inferior às maçãs do rosto e assim, definindo um pouco mais o ângulo da mandíbula;
- Realce e definição das maçãs do rosto.
Contamos com Cirurgião Plástico experiente e muito competente que irá tirar todas as suas dúvidas.
Já marcou a sua avaliação? Marque pelo WhatsApp!
📞 (61) 3345-7171
📲 WhatsApp: (61) 9 9857-9712 ou pelo link: http://bit.ly/clinicarenova